Segurança

Câmara discute o assassinato de policiais no Brasil

26/10/2017 - 09:00  

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Segurança - policiais - comunidades policia patrulhamento população preventivo
Fraga e Cavalcante reclamam ainda da falta de prioridade para a segurança pública, do desaparelhamento das forças policiais e dos baixos salários

O assassinato de policiais no Brasil é o tema da comissão geral que será realizada a partir das 11h30, no Plenário da Câmara dos Deputados. O debate foi sugerido pelos deputados do DEM Efraim Filho (PB), Alberto Fraga (DF) e Sóstenes Cavalcante (RJ).

De janeiro de 2016 a julho de 2017, segundo os parlamentares, foram assassinados em todo o País cerca de 800 policiais. Só na cidade do Rio de Janeiro desde o início do ano, foram mortos mais de cem policiais.

“A onda de assassinatos de policiais militares por bandidos no Rio de Janeiro, longe de ser um fato isolado, é uma realidade presente, em maior ou menor grau, em todo o país”, afirmam os deputados no requerimento em que pedem a realização da comissão geral.

Mortos de folga
De acordo com o 10ª Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2015 foram mortos 358 policiais civis e militares em todo o País. Destes, apenas 91 estavam trabalhando.

“Em Caracas, na Venezuela, considerada a cidade mais violenta do mundo, com 130,5 mortos para cada 100 mil habitantes, 76 policiais foram assassinados em 2016”, comparam os parlamentares no requerimento.

Participação popular
Os interessados podem participar do debate enviando perguntas e comentários por meio do Disque-Câmara (0800 619 619) ou do Fale Conosco.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.