Segurança

Comissão debate crise na segurança pública no Rio de Janeiro

19/09/2017 - 09:33  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado debate hoje a crise da segurança pública no Rio de Janeiro, em especial questões inerentes à polícia militar do estado. Também será tratada a convocação de aprovados em concurso realizado em 2014. O debate foi solicitado pelos deputados Marcelo Matos (PHS-RJ) e Marcelo Delaroli (PR-RJ).

Matos destaca que o Rio de Janeiro atravessa a pior crise de segurança pública em mais de uma década. “A recessão, a grave crise financeira do Estado, a escassez de recursos para a polícia e o desemprego estão entre os fatores que contribuem para a atual crise de segurança”, afirma.

O deputado avalia que o Rio caminha para o patamar de homicídios de dez anos atrás. “No que se refere especificamente à PM, em 2016, 124 policiais foram mortos no Estado do Rio, dos quais 33 estavam em serviço”.

Delaroli acrescenta que, em 2012, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Federal e o Estado do Rio de Janeiro que contemplou em suas bases a implementação de plano que resolveria alguns problemas da PMRJ. “Contudo nem o governo do Rio e nem o MP deram prosseguimento ou tratamento as questões ali tratadas”.

Foram convidados:
- o secretário nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto dos Santos Cruz;
- o subcoordenador do Grupo de Atuação Especializada em Segurança do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Roberto Mello Cunha Junior; 
- o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Antônio Roberto Cesário de Sá;
- o comandante-geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Wolney Dias; e
- 3º sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro Anderson Valentim.

O debate será realizado às 16h30, no plenário 6.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.