Segurança

Ministro da Saúde avalia situação da saúde no RJ e em SP

30/08/2017 - 08:26  

A Comissão de Seguridade Social e Família recebe hoje o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele deve explicar aos parlamentares por que o Hospital São Paulo foi excluído do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). Esse programa destina-se à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais integrados ao SUS.

Barros foi convidado a pedido dos deputados Ivan Valente (Psol-SP), Luiza Erundina (Psol-SP), Jean Wyllys (Psol-RJ), Paulo Teixeira (PT-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Hiran Gonçalves (PP-RR).

O Hospital São Paulo é vinculado à Universidade Federal de São Paulo e vive, segundo os parlamentares, uma dramática crise orçamentária, “fato que decorre da ampliação do número de atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas sem o devido acompanhamento de repasses proporcionais de recursos financeiros”.

A suspensão das transferências de recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais agrava a situação da instituição.

Rio de Janeiro
Barros também será questionado sobre a situação geral dos hospitais públicos do Rio de Janeiro. “Há anos o Ministério da Saúde não realiza concurso público”, reclama Hiran Golçalves lembrando que o deficit de pessoal traz dificuldades crescentes no atendimento da população.

“Destacamos também o desabastecimento pontual de alguns insumos para o tratamento dos pacientes, como por exemplo, para quimioterapia, e o fechamento de leitos por falta de pessoal”, acrescenta.

A audiência será realizada no plenário 7, a partir das 10 horas, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.