Segurança

Comissões discutem com ministro prioridades e diretrizes da política de defesa nacional

O ministro também deverá falar sobre o decreto que autorizou o emprego das Forças Armadas para garantir a ordem no Distrito Federal durante manifestações realizadas em maio

28/06/2017 - 08:43  

Quatro comissões da Câmara dos Deputados promovem audiência pública hoje com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, para debater as prioridades e diretrizes da política de defesa nacional.

O debate foi proposto pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Seguridade Social e Família; de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

A reunião está marcada para as 12 horas, no plenário 3.

Garantia da Lei e da Ordem
Os parlamentares também querem ouvir esclarecimentos acerca do anúncio da realização de manobras militares conjuntas entre o Exército Brasileiro e o Exército Americano; do reforço das fronteiras do Brasil, a fim de evitar o tráfico de armas e drogas; do Sistema de Proteção Social dos militares das Forças Armadas.

Outro tema que deverá ser discutido é o decreto que autorizou o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem no Distrito Federal, no período de 24 a 31 de maio de 2017. A deputada Erika Kokay (PT-DF), uma das que solicitou a presença do ministro, lembrou que, embora o decreto tenha sido revogado no dia seguinte, após intensas críticas, “representou um grave ataque à Democracia e à estabilidade democrática da Nação”.

Kokay acrescentou que “é legitimo mobilizar as demandas sociais reivindicatórias de direitos presentes a todo tempo nas ruas e praças do país e que chegam muitas vezes aos Poderes instituídos, mesmo que muitos desses pleitos sejam rechaçados por governantes, parlamentares ou juízes”.

A reunião poderá ser acompanhada pelo WebCamara.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.