Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

12/06/2017 - 12h42

Comissão aprova blindagem de viaturas de órgãos de segurança pública

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Grande Expediente - Dep. Marcelo Delaroli (PR-RJ)
Marcelo Delaroli: é alarmante o nível de vítimas por ano - 398 policiais mortos em 2014; chega a ser seis vezes maior do que nos Estados Unidos

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou proposta que determina a blindagem balística de todas as viaturas operacionais dos órgãos de segurança pública, para assegurar a proteção dos seus ocupantes.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Marcelo Delaroli (PR-RJ), ao Projeto de Lei 8146/14, da deputada Keiko Ota (PSB-SP). O relator rejeitou as propostas apensadas (PLs 357/15, 2139/15, 5731/16 e 7030/17).

“Estima-se que, no ano de 2014, 398 policiais tenham sido mortos”, justificou Delaroli. “Esse nível de vitimização é alarmante e chega a ser seis vezes maior do que nos Estados Unidos, por exemplo”, completou.

Prazo
O relator acrescentou artigo ao projeto de lei para estabelecer que a blindagem balística das viaturas que estiverem em uso será realizada, de forma gradativa, no prazo de dois anos da entrada em vigor da lei, se aprovada.

Por fim, o texto aprovado define que a instalação da blindagem deverá ser iniciada pelo para-brisa frontal.

Tramitação
O projeto ainda será analisado, de forma conclusiva, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Lhc | 16/06/2017 - 17h37
Infelizmente so pra ingles ver... Kem nesse pais ta preocupado c a vida dos profissionais da seg publica?