Segurança

Comissão de Direitos Humanos acompanha investigação sobre manifestante agredido em Goiânia

Estudante sofreu traumatismo craniano após ser agredido por um policial militar durante manifestação contra a reforma da Previdência

08/05/2017 - 17:22  

Divulgação
Direitos Humanos - violência - Reunião sobre agressão de policial a jovem em Goiânia - Deputada Erika Kokay (PT-DF), deputada estadual Adriana Accorsi (PT-GO), procurador-feral de Justiça de Goiás, Benedito Torres; e secretário de Segurança Pública de Goiás, Ricardo Balestreri
Autoridades estaduais se reuniram com a representante da comissão, deputada Erika Kokay (de preto)

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realizou diligência em Goiânia (GO), na última sexta-feira (5), para acompanhar o andamento das investigações sobre a agressão cometida por um policial militar contra o universitário Mateus da Silva.

Mateus, de 33 anos, participava de manifestações contra a reforma da Previdência no dia 28 de abril, quando foi atingido com um cassetete na cabeça pelo capitão da PM Augusto Sampaio. A pancada foi tão forte que o cassetete quebrou e o estudante teve traumatismo craniano.

Representante da Comissão de Direitos Humanos na diligência à Goiânia, a deputada Erika Kokay (PT-DF) esteve com autoridades estaduais para apurar o andamento das investigações sobre o caso.

"O caso de Mateus está dentro de um contexto, estamos falando de 50 desaparecidos no estado de Goiás. Um estado onde, recentemente, no mês de abril, teve um jovem assassinado dentro de casa por um policial que estava descaracterizado. Existe uma história de violência policial no estado de Goiás", disse Kokay.

Em Goiás, o Ministério Público pediu abertura de investigação sobre o caso de Mateus, como explicou o procurador Benedito Torres. "A última posição nossa foi justamente a requisição para que a Polícia Civil possa investigar. Nós não estamos antecipando julgamento com relação a nada. Mas estamos pedindo a possibilidade de uma tentativa de homicídio com relação ao caso, podendo ser então um crime doloso contra a vida", disse Torres.

Normativas de segurança
Segundo o secretário de Segurança Pública de Goiás, Ricardo Balestreri, o órgão está trabalhando para melhorar a atuação das forças de segurança no estado. "Dentro de um prazo de um mês vamos apresentar as normativas para a atuação da inteligência, intensificar o processo de formação em cidadania, criar em cada batalhão uma subunidade de especialistas em manifestações e resoluções de conflitos", declarou.

A diligência da Comissão de Direitos Humanos visitou o universitário Mateus da Silva no Hospital de Urgências de Goiânia. Segundo a equipe médica responsável pela UTI, o estudante tem apresentado boa recuperação e logo deve ir para um quarto.

Reportagem – Verônica Honório
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.