Segurança

Projeto dispensa de revista cidadãos com próteses metálicas barrados em portas magnéticas

11/01/2016 - 19:21  

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 1993/15, da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que dispensa de revista os cidadãos com próteses metálicas barrados em portas magnéticas ou dispositivos de segurança semelhantes.

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Audiência Pública sobre doenças raras, dificuldades no acesso ao tratamento e a judicialização sob a ótica do paciente. Dep. Mariana Carvalho (PSDB - RO)
Mariana Carvalho: proposta quer evitar constrangimentos sofridos por quem tem próteses metálicas

Pelo texto, as pessoas com esse tipo de próteses ficarão isentas da revista mediante a apresentação de atestado médico comprobatório.

A parlamentar reapresentou a proposta da ex-deputada Andreia Zito, que foi arquivada ao final da legislatura passada. Segundo Mariana Carvalho, o texto é uma forma de evitar constrangimentos pelos usuários dessas próteses.

“Diversas situações repetem-se diariamente em todo o Brasil, sem que haja qualquer legislação protetiva aos portadores de próteses metálicas. Queremos evitar que essas pessoas continuem passando por sucessivos constrangimentos”, afirma.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1993/2015

Íntegra da proposta