Segurança

Projeto permite a cão adestrado por militar viajar junto a treinador em voos comerciais

09/12/2016 - 12:11  

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Deputados S - Z - Valdir Colatto
Valdir Colatto: "Animal é obediente aos comandos do treinador e logística de atuação militar demanda agilidade"

A Câmara analisa projeto de lei (PL 6185/16) que permite o transporte de cães adestrados pelas polícias militares e corpos de bombeiros militares em cabines de aviões em voos comerciais regulares.

O autor do projeto, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), argumenta que o cão que atua em operações militares, dando apoio a salvamentos ou a ações policiais, recebe treinamento equivalente ao cão-guia utilizado por pessoas com deficiência visual, já conhecido e aceito pela população nos voos.

“Esse animal é dócil e obediente aos comandos do treinador; por isso, pode compartilhar as cabines das aeronaves sem que isso represente riscos aos passageiros”, assegura Colatto.

O parlamentar lembra que desastres naturais exigem a presença imediata de equipes de apoio que precisam se deslocar por via aérea, já que a busca e o resgate de vítimas dependem da agilidade do socorro prestado.

Para que isso ocorra, Valdir Colatto defende que a burocracia e exigências em relação ao cão se restrinjam ao certificado sanitário, requerido pelo Ministério da Agricultura, a guia de transporte animal, nas viagens domésticas, e o certificado zoosanitário internacional, para deslocamentos ao exterior do país.

“Quando a logística de atuação militar depende do transporte aéreo comercial, deve-se assegurar o embarque do treinador bombeiro ou policial acompanhado por seu cão o mais rápido possível, com vistas à otimização de resultados”, afirma o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Viação e Transportes; e de Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação - AP

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6185/2016

Íntegra da proposta