Segurança

Comissão debate em Goiânia operação que investigou policiais acusados de grupo de extermínio

15/12/2016 - 09:20  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados promove hoje uma audiência pública em Goiânia para discutir os efeitos da operação denominada Sexto Mandamento, realizada pela Polícia Federal, Ministério Público e Poder Judiciário no estado de Goiás.

O evento foi proposto pelos deputados Alexandre Baldy (PTN-GO), Alberto Fraga (DEM-DF) e Cabo Sabino (PR-CE). Eles destacam que a Operação Sexto Mandamento (na Bíblia: “Não matarás”), deflagrada em fevereiro de 2011, levou à prisão 19 policiais militares goianos acusados de integrar um suposto grupo de extermínio no estado que seria responsável por mais de 40 mortes nos últimos dez anos.

“A investigação conduzida pela Polícia Federal (PF) fez sérias acusações no sentido de que integrantes da corporação, inclusive de alta patente, executavam suspeitos com tiros na nuca e alegavam resistência da vítima. Passados diversos anos, a única constatação recai nas reiteradas absolvições dos acusados”, afirmam.

Os deputados citam notícia publicada à época, segundo a qual a PF atribuiu aos militares a responsabilidade por diversos crimes, entre eles: homicídio, ocultação de cadáver, formação de quadrilha, tortura, prevaricação, fraude processual e posse ilegal de arma de fogo de calibre restrito.

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares:
- o representante do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG) coronel Maurício Rezende Gouveia;
- o representante da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme) coronel Elias Miler;
- o representante da Associação Nacional de Praças (Anaspra) subtenente Héder Martins Oliveira;
- o coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar de Goiás Carlos César Macário;
- o tenente-coronel da Polícia Militar de Goiás Alessandri da Rocha Almeida; e
- o tenente-coronel da Polícia Militar de Goiás Ricardo Rocha Batista.

A audiência será realizada na Assembleia Legislativa de Goiás, a partir das 14 horas.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.