Segurança

Ministro classifica de "exagerada" ameaça de renúncia dos procuradores da Lava Jato

01/12/2016 - 17:49  

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, classificou de "exagerada" a ameaça de procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato de renunciarem à investigação. A ameaça foi anunciada na quarta-feira (30) como repúdio às alterações que a Câmara dos Deputados fez na proposta original das medidas de combate à corrupção apresentada pelo Ministério Público com o apoio de mais de 2 milhões de assinaturas. Os procuradores interpretaram como "intimidação" a inclusão no texto da previsão de juízes e membros do MP responderem por abuso de autoridade nas investigações.

Em entrevista coletiva após audiência pública na Câmara, encerrada há pouco, o ministro da Justiça explicou por que considerou a reação dos procuradores "extremamente exagerada". "Acredito que tenha sido uma manifestação no calor dos fatos, mas foi um ato que não combina com o Ministério Público", afirmou Alexandre de Moraes, acrescentando que os procuradores que cogitaram a hipótese de renúncia já devem ter se arrependido das declarações.

"Os agentes do Ministério Público são agentes do Estado. Não é uma coisa pessoal. A Lava Jato vem fazendo um trabalho brilhante, é o maior símbolo de eficácia e eficiência de combate à corrupção, só que trata-se de uma investigação do Ministério Público e da Polícia Federal. São decisões do Poder Judiciário e não de A, B ou C", acrescentou o ministro. 

Alexandre de Moraes não quis entrar em detalhes das medidas anticorrupção aprovadas pela Câmara e agora em análise no Senado. Sobre as polêmicas mudanças que os deputados fizeram no texto original, Moraes disse que o assunto ainda está em discussão no Congresso, que tem "liberdade e independência" para definir o que vai ser definitivamente aprovado.

"Tenho certeza de que o Congresso não vai aprovar nada que fira a independência funcional e a liberdade de interpretação dos membros do MP e dos magistrados", ressaltou. 

Nesta quinta-feira (1º), Alexandre de Moraes participou de audiência pública da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para discutir a federalização da segurança pública do Distrito Federal. No debate, o ministro da Justiça também antecipou pontos do Plano Nacional de Segurança Pública, que deve ser anunciado ainda neste ano pelo governo Michel Temer.

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.