Segurança

Situação de socioeducadores será debatida hoje em audiência no Ceará

20/09/2016 - 09:38  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza, nesta tarde, um encontro regional na Assembleia Legislativa do Ceará para discutir a situação dos socioeducadores. O objetivo é apontar alternativas para melhorar as condições de trabalho da categoria. O debate foi proposto pelo deputado Cabo Sabino (PR-CE).

Na avaliação de Cabo Sabino, as frequentes rebeliões nos centros socioeducativos e as poucas condições de trabalho tornam cada vez mais difícil ser agente socioeducador. “Falta estrutura física nas unidades; veículos apropriados para escolta; segurança externa; treinamento e capacitação para os profissionais. Falta ainda, recursos humanos, porque há uma tendência de precarização do sistema, com contratos temporários e terceirização, sendo que esta atividade é típica de Estado”, destaca o parlamentar.

Dados do Conselho Nacional de Entidades Representativas de Profissionais do Sistema Socioeducativo apontam que o setor tem no Brasil tem 15 mil trabalhadores, com carga de 40 horas semanais e média salarial de R$ 1,5 mil.

O debate será realizado às 14 horas, no Complexo de Comissões Técnicas de Assembleia Legislativa do Ceará.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.