Segurança

Comissão aprova acesso de polícia militar a sistemas de informações sobre cidadãos

03/08/2016 - 11:13  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre as estratégias e ações a serem implementadas junto às delegações estrangeiras e aos atletas que participarão dos jogos olímpicos Rio 2016. Dep. Rocha (PSDB-AC)
Deputado Rocha é favorável à proposta por acreditar que ela torna o policiamento mais ágil

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou proposta que concede aos integrantes das polícias militares acesso irrestrito a todos os sistemas que armazenam informações sobre cidadãos com o objetivo de facilitar ações ligadas à segurança pública.

O texto autoriza, por exemplo, acesso aos sistemas de identificação civil e eleitoral, e ao cadastro de pessoa física (CPF), entre outros, resguardando, entretanto, a inviolabilidade da vida privada.

Relator na comissão, o deputado Rocha (PSDB-AC) defendeu a aprovação da medida, prevista no Projeto de Lei 4893/16, do deputado Alberto Fraga (DEM-DF). Para o relator, as novas tecnologias de informação devem ser usadas como aliados dos policiais para uma ação eficaz e eficiente.

“O acesso aos sistemas oficiais de informações sobre cidadãos torna o policiamento mais ágil, garantindo a identificação rápida de quem é criminoso e de quem não tem relação com o mundo do crime”, argumentou Rocha.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta