Segurança

Deputados verificam esquema de segurança dos Jogos Olímpicos no Rio

26/07/2016 - 08:00  

Uma comitiva da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado está na cidade do Rio de Janeiro para verificar as condições do sistema de segurança dos Jogos Olímpicos, a cargo da Força Nacional.

Fernando Frazão/Agência Brasil
Segurança - policiais - Força Nacional de Segurança operação policial olimpíadas
Quase seis mil homens da Força Nacional de Segurança estarão na cidade 

Mais de 10 mil atletas de 20 diferentes países vão participar das Olimpíadas que começam no próximo dia 5 na capital fluminense. “Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina”, ressalta o deputado Rocha (PSDB-AC), que pediu a visita oficial ao Rio. “Resta claro a importância desse evento e, mais ainda, é sabido que a segurança dos jogos deve ser um ponto de preocupação para todos nós. Ainda mais em tempos de preocupação constante com atentados terroristas”, afirma o parlamentar.

Nesta terça-feira, a comitiva se reunirá, ao meio-dia, com o diretor-geral de Segurança dos Jogos Olímpicos, Luiz Correa. Em seguida, os parlamentares visitarão o Centro Integrado de Comando e Controle e a Cidade da Polícia Civil para conhecer o projeto denominado "Central de Garantias".

A Central de Garantias é uma experiência pioneira que introduz uma nova metodologia na apreciação de situações de flagrante pelo delegado de Polícia. Esse novo sistema permitirá maior agilidade na adoção das medidas de polícia judiciária, otimização no emprego de pessoal e a ampliação do acesso à defesa.

Hospedagem de policiais
Na quarta-feira (27), a comitiva visitará as instalações destinadas à hospedagem do efetivo da Força Nacional, estimada em 9,6 mil policiais.

“Observamos, com muita apreensão, as notícias que chegam sobre a falta de infraestrutura para os soldados da Força Nacional que estão destacados para a segurança do evento”, afirma Rocha. “Sabe-se que os referidos soldados não contam com espaço próprio para descanso ou mesmo equipamentos adequados para um evento dessa natureza”, lamenta.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.