Segurança

Projeto proíbe fabricação e venda de bananas de dinamite e obriga identificação de explosivos com chip

22/07/2016 - 13:30  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Sessão extraordinária para eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados. Candidato a presidência, dep. Carlos Manato (SD - ES)
Carlos Manato: "Temos o dever de nos adiantar às preocupações da sociedade"

O Projeto de Lei 484/15, em análise na Câmara dos Deputados, proíbe a fabricação e a comercialização, em todo o território nacional, de dinamite em forma de bastões, conhecidos como bananas de dinamite.

De acordo com o projeto, as dinamites deverão ser substituídas por explosivos de acionamento eletrônico que tenham chip, para permitir a identificação de toda a cadeia comercial até o comprador final do produto, assim como rastrear a sua localização.

O deputado Carlos Manato (SD-ES), autor do projeto, afirma que são cada vez mais comuns assaltos com a utilização de bananas de dinamite. “São enormes os prejuízos causados por esta nova modalidade de crime, que tem causado imensa destruição ao patrimônio público e privado. Esta Casa tem o dever de se adiantar às discussões e preocupações da sociedade e votar a proibição da fabricação e venda de bananas de dinamite”, disse. Se o projeto for aprovado, as empresas terão 360 dias para se adaptar a essa medida.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tissyane Scott
Edição - Alexandre Pôrto

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 484/2015

Íntegra da proposta