Segurança

PEC confere autonomia administrativa e financeira às Polícias Civis

08/06/2016 - 11:24  

DEP LAERTE BESSA
Laerte Bessa: configurar as Polícias Civis em forma de autarquia promoverá uma reformulação nas práticas administrativas capazes de ensejar o desenvolvimento de nova cultura institucional com foco na eficiência

A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 202/16, apresentada pelo deputado Laerte Bessa (PR-DF), que confere autonomia administrativa, funcional e financeira às Polícias Civis, a quem caberá a iniciativa de sua proposta orçamentária.

Pela proposta, as Polícias Civis dos estados e do Distrito Federal serão organizadas na forma de autarquia, vinculadas ao chefe do Poder Executivo respectivo. O texto também confere mandato fixo de dois anos para o delegado-geral, permitida uma recondução.

De acordo com a proposta, as Polícias Civis dos estados e do Distrito Federal formarão lista tríplice dentre os delegados de polícia de carreira, para a escolha do delegado-geral. A destituição dele ficará condicionada à autorização do Poder Legislativo.

Função investigatória
“É premente garantir às Polícias Civis a autonomia administrativa e financeira, superando uma cultura de pouca valorização da função investigatória, que em muitos locais alimenta o descrédito da sociedade quanto à função investigatória nos estados”, argumenta Laerte Bessa.

“Ademais, é imperioso assegurar que os chefes das Polícias Civis, os delegados-gerais, detenham mandato fixo, evitando que a polícia judiciária sofra ingerências políticas que não coadunam com o exercício da função investigatória, a qual deve se pautar pela isenção”, complementa.

Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Caso seja aprovada, será examinado por uma comissão especial criada especialmente para essa finalidade. Em seguida, será votada em dois turnos pelo Plenário.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 202/2016

Íntegra da proposta