Segurança

Projeto cria data comemorativa para policiais e bombeiros militares

02/10/2015 - 11:50  

Reprodução/TV Câmara
dep. subtenente Gonzaga
Para o deputado, a Polícia e o Corpo de Bombeiros Militares merecem uma data para reconhecimento de seus profissionais

A Câmara dos Deputados analisa proposta que cria o Dia Nacional do Policial e do Bombeiro Militares, a ser comemorado anualmente em 24 de junho. A medida está prevista no Projeto de Lei 2376/15, do deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG).

Ele apresentou a proposta com o argumento de que diversas profissões possuem uma data comemorativa em razão de sua relevância, o que ainda não existe para policiais e bombeiros militares. A data escolhida remete ao dia 24 de junho de 1997, quando o cabo Valério dos Santos Oliveira foi atingido, aos 36 anos, por bala perdida durante um protesto da Polícia Militar por melhores condições de trabalho e de salário, em Belo Horizonte. O militar morreu em decorrência do disparo.

“Em praça pública, cabo Valério é vítima de disparo de arma de fogo, que lhe calou a voz e libertou o grito de socorro que estava preso na garganta de soldados, cabos, sargentos e subtenentes. No momento em que foi alvejado, seu gesto era de apelo pela paz. Com sua morte, o governo reabriu as negociações e reconheceu a legitimidade do movimento”, afirma Gonzaga.

O parlamentar confere à data um valor de “divisor de águas”. Ele lembra que, depois dela, uma série de medidas tomadas em âmbito legal anistiou os militares que participaram do movimento.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2376/2015

Íntegra da proposta