Segurança

Comissão debate tráfico de armas com comandantes de estados de fronteira

10/11/2015 - 08:38  

O tráfico de armas será tema de audiência pública na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10). O debate é uma iniciativa da subcomissão permanente de Combate ao Crime Organizado, que vem realizando uma série de audiências públicas sobre o tema.

Dessa vez, serão ouvidos os comandantes das polícias militares de estados fronteiriços - como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná - e de estados que são destinatários dos tráficos de armas e drogas, como o Rio de Janeiro.

Ao sugerir o debate, o deputado Aluisio Mendes (PSDC-MA), lembrou que o Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em mortes por arma de fogo, segundo a ONU: a relação é de 21,7 mortes por 100 mil habitantes.

Segundo a Polícia Federal, quadruplicou o valor das armas que entram ilegalmente pelas fronteiras do país: um fuzil calibre 5.56 milímetros, por exemplo, subiu de R$ 5 mil para R$ 20 mil, nos últimos quatros anos.

Aluisio Mendes argumenta que a Comissão de Segurança Pública quer mudar essa realidade com urgência. Segundo ele, a subcomissão pretende propor medidas rápidas e eficientes para coibir a entrada de armas no País e reduzir os índices de violência.

"Já foi identificado que um dos grandes problemas é a fragilidade do controle policial nas nossas fronteiras, com número insuficiente de agentes da Polícia Federal, de patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal e das próprias Forças Armadas, que deveriam ter uma atuação mais intensa nas nossas fronteiras", explicou o deputado.

A série de audiências públicas já discutiu o tema com a Polícia Federal e pretende ouvir, em breve, os ministros da Defesa e da Justiça.

Aluisio Mendes também declarou estar preocupado com o possível impacto da flexibilização do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), recentemente aprovada em comissão especial da Câmara com o nome de Estatuto de Controle de Armas de Fogo (PL 3722/12). Na opinião do deputado, as regras mais flexíveis de porte de arma poderão aumentar os índices de violência no país.

Essas novas regras, que ainda vão passar por votação no Plenário da Câmara, também serão debatidas na audiência de hoje, que está marcada para as 11 horas, no plenário 6.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.