Segurança

Comissão debaterá atuação da inteligência em grandes eventos

02/09/2015 - 17:25  

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) marcou para o dia 6 de outubro, às 14h30, audiência pública na qual fará um balanço da atuação dos órgãos de inteligência nos grandes eventos realizados no Brasil nos últimos anos, em especial os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo de futebol. Também será discutido o papel do setor na segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Serão convidados para o debate o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e representantes do Ministério da Defesa, do Ministério da Justiça e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. As informações foram fornecidas pela presidente da comissão mista, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), aos parlamentares presentes na sala onde seria realizada a reunião de trabalho da última terça-feira (1º), que foi cancelada por falta de quórum.

Controle
A comissão tem a função de controlar e fiscalizar as atividades de inteligência exercidas pelo Sistema Brasileiro de Inteligência e pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O objetivo é assegurar que tais atividades sejam realizadas em conformidade com a Constituição e com as normas constantes do ordenamento jurídico nacional, em defesa dos direitos e garantias individuais, do Estado e da sociedade.

Da Redação – MO
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.