Segurança

Projeto reserva 20% das vagas em empresas de vigilância para mulheres

22/04/2014 - 15:19  

TV CÂMARA
Dep. Vitor Paulo (PRB-RJ)
Deputado Vitor Paulo: "ainda existe uma imagem que esse segmento está atrelado à figura masculina". 

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7244/14, do deputado Vitor Paulo (PRB-RJ), que obriga as empresas especializadas em vigilância e transporte de valores e os estabelecimentos financeiros a contratar no mínimo 20% de vigilantes mulheres.

O projeto altera a Lei 7.102/83, que estabelece normas para o funcionamento dessas empresas.

“A segurança privada e de vigilância é um dos maiores e mais lucrativos segmentos da economia do País. Mesmo assim, se observa que ainda existe uma imagem que esse segmento está atrelado à figura masculina”, afirma o autor da proposta. “Persiste uma hierarquia de gênero e uma avaliação de que a presença feminina pode fragilizar alguns postos de trabalho”, complementa.

A intenção da proposta é contribuir para alterar esse quadro. “O esforço para a equalização entre homens e mulheres deve ser contínuo, pois não podemos permitir que qualquer espécie de discriminação ainda possa ocorrer nos dias de hoje”, destaca Vitor Paulo.

Tramitação
O projeto tramita apensado ao Projeto de Lei 4305/04, que regulamenta a profissão de agente de segurança privada, o qual será analisado por comissão especial e, em seguida, pelo Plenário.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4305/2004

Íntegra da proposta