Segurança

Em Mato Grosso, em vez de salas, os presos têm celas de aula

12/05/2014 - 13:38  

Leonardo Prado
Ságuas Moraes
Ságuas: diretrizes nacionais basearam a política de educação prisional em MT.

Integrante da Comissão de Educação da Câmara, o deputado Ságuas Moraes (PT-MT) reforça a necessidade de articulação das ações estaduais e nacionais na educação de detentos.

Ele destaca que, em seu estado, as diretrizes nacionais embasaram a política pública de educação prisional matogrossense, que ganhou força a partir de 2008, com a criação da Escola Estadual Nova Chance, com sede em Cuiabá e salas de extensão em outros municípios.

"Nós fizemos uma experiência importante, que é no sentido de garantir que, através da educação de jovens e adultos, todas as pessoas que estivessem no sistema prisional, quando saíssem do presídio, pudessem dar continuidade aqui fora", explica o parlamentar.

Dificuldades
Para quem lida diariamente com a educação nos presídios, ainda há um longo caminho a percorrer. Reginaldo Barata é diretor da Escola Nova Chance. Ele reconhece os avanços, mas aponta as dificuldades de quem está ali, na ponta.

"No estado de Mato Grosso, nós temos salas de aula devidamente equipadas, mas ainda convivemos com celas de aula. Exemplificando mesmo, mesas de concreto, bancos de concreto, e afastados dos professores por uma grade”, explica o diretor.

“Ora, isso não é sala de aula. Isso acaba repetindo, num outro espaço, ali dentro mesmo, uma cela de aula”, explica. “Os equipamentos que também existem no Mato Grosso refletem uma política de Estado, que está investindo nisso. Agora, é claro que há escolas, vou chamá-las de rede comum, que têm suas carências, seus próprios desgastes físicos."

Segundo o professor Reginaldo Barata, a capacitação dos servidores e uma mudança completa no senso comum, segundo o qual hoje o detento tem mais é que sofrer dentro das prisões, também são primordiais para reinseri-los na sociedade e evitar que voltem a cometer crimes, aumentando ainda mais os índices de violência no País.

Reportagem – Idhelene Macedo
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.