Segurança

Segurança Pública promove debate sobre casos de “justiça com as próprias mãos”

A jornalista do SBT Rachel Sheherazade, que causou polêmica ao defender as pessoas que prenderam um assaltante pelo pescoço num poste, é uma das convidadas para o debate.

06/05/2014 - 09:28  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado debate nesta terça-feira (6) os recentes casos de “justiça com as próprias mãos”. O debate foi sugerido pelos deputados Efraim Filho (DEM-PB) e Otoniel Lima (PRB-SP). Os parlamentares querem discutir a necessidade de se resgatar a legitimidade e a eficiência do Estado no combate à violência.

Na avaliação dos parlamentares, as pessoas não reconhecem mais a noção de Estado, retornando à barbárie. A falta de estrutura das polícias, da Justiça e do sistema carcerário motivam a população a fazer “justiça com as próprias mãos”.

“Nos últimos meses, diversos casos de espancamentos e linchamentos ganharam visibilidade por meio da imprensa nacional. Talvez o mais emblemático desses casos seja o de um adolescente de 15 anos, que foi espancado e preso pelo pescoço a um poste no Rio de Janeiro, com uma tranca de bicicleta e sem roupas, após ser acusado de assalto”, afirma Efraim Filho.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- a diretora do Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Isabel Seixas De Figueiredo;
- o ouvidor nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato Nascimento Teixeira;
- secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Torres Avelar;
- a jornalista do SBT Rachel Sheherazade Barbosa, que defendeu as pessoas que prenderam o menino no poste no Rio de Janeiro;
- a docente do curso de Sociologia e Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Paulo Silvino Ribeiro.

O debate será realizado às 14 horas, no plenário 10.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.