Segurança

Henrique Alves pedirá soltura de líderes da PM presos por manifestação

26/02/2014 - 15:10  

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Policiais militares do Distrito Federal protestam na entrada principal da Câmara
Policiais Militares fizeram manifestação nesta quarta-feira na entrada da Câmara dos Deputados.

Uma comissão de 20 policiais militares (PM) do Distrito Federal (DF) se reuniu nesta quarta-feira com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e pediu apoio para a libertação de nove líderes do movimento pela reestruturação salarial que estão, desde sábado, presos na penitenciária da Papuda, em Brasília.

Alves disse que irá solicitar ao governador do DF em exercício Tadeu Filippelli (PMDB) o relaxamento da prisão para que os policiais possam responder às acusações em liberdade.

“Eu vou falar com o Filipelli, até porque eles expuseram de forma muito ordeira e pacífica as razões. Vou perguntar se é possível o relaxamento”, afirmou o presidente.

Cerca de dois mil policiais militares vieram à Câmara fazer o apelo pelo relaxamento e também reivindicar a reestruturação da carreira. Segundo o deputado distrital Cabo Patrício (PT), a prisão dos nove líderes do movimento foi “arbitrária e covarde”. Segundo ele, Alves foi solidário à causa e também concordou com a necessidade da votação pela Câmara Legislativa do DF da reestruturação dos praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes).

Prisão
Os nove PMs foram presos por estimular o atraso no atendimento de ocorrência na chamada operação tartaruga. Os mandados de prisão foram pedidos na última sexta-feira, pelo Comando da Polícia Militar.

Os policiais foram acusados de incentivar a lentidão no atendimento em redes sociais e e-mails. As acusações são de crimes de recusa de obediência, incitação à violência, publicação indevida e desrespeito à ordem superior. Os policiais ficarão presos inicialmente por 30 dias, mas o tempo de reclusão pode ser prorrogado até o fim do processo.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.