Segurança

Números de homicídio no Brasil são de guerra civil, diz MJ

20/08/2013 - 16:00  

O representante do Ministério da Justiça Flavio Crocce Caetano apresentou há pouco, em audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, números relativos à criminalidade no Brasil. Ele afirmou que, segundo níveis tolerados pela ONU, o total de homicídios não pode ultrapassar 10 para 100 mil habitantes.

Segundo Crocce, no Brasil, os números são “horrorosos”, chegando a uma média de 27 homicídios para cada grupo de 100 mil pessoas. O melhor índice fica com São Paulo, onde são registrados 11 mortos para cada 100 mil pessoas. No entanto, em Alagoas, conforme explicou, a média é de 75 homicídios pelo grupo de 100 mil habitantes. Em certas localidades, acrescentou, há 125 assassinatos para cada 100 mil moradores. “São números de guerra civil”, destacou.

Crocce participa de audiência para discutir o Projeto de Lei 5776/13, que regulamenta a investigação criminal no Brasil, definindo as atribuições da polícia e do Ministério Público. O projeto foi apresentado como uma alternativa à PEC 37/11, que atribuía exclusivamente às polícias Federal e Civil a competência para a investigação criminal.

Na avaliação do representante do MJ, a cooperação entre a polícia e o Ministério Público nas investigações é importante para combater a criminalidade e a condução dos processos deve ser mais rápida, com regras claras e mais controle.

Reportagem - Idhelene Macedo
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5776/2013

Íntegra da proposta