Segurança

Manifestantes pela PEC 300 tomam o Salão Verde

20/08/2013 - 13:08   •   Atualizado em 20/08/2013 - 13:25

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Militares protestam no Salão Verde da Câmara
Policiais invadem o Salão Verde: eles pedem a votação da PEC 300 em 2º turno.

Pelo menos 300 manifestantes, que pedem a votação da PEC 300/08 em segundo turno, estão neste momento fazendo um “apitaço” no salão Verde, onde fica a entrada do Plenário da Câmara. Eles tomaram a entrada do Plenário e estão vestindo camisetas com os dizeres "Sem PEC, sem Copa". Houve tentativa de invasão e confronto com os seguranças da Câmara.

A PEC 300/08 propõe piso salarial único para policiais e bombeiros militares em todo o País.

Os manifestantes querem a garantia de votar a PEC ainda hoje. O texto foi aprovado em primeiro turno em 2010.

O deputado Major Fábio (DEM-PB) disse que conversou com presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e informou que ele vai receber os policiais hoje, mas a votação da PEC 300/08 só será decidida na próxima terça-feira, na reunião de líderes.

Segundo o deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA), já havia uma reunião marcada hoje com o presidente da Câmara para após a reunião de líderes, que ainda ocorre. Porém, os manifestantes decidiram não esperar pela conversa com o presidente.

O presidente da Associação Nacional dos Praças, soldado Marco Prisco, diz que os policiais já estão "cansados de serem enrolados". 'Ocupamos a Casa que é nossa, que é do povo. Só sairemos daqui após o presidente nos receber".

Segundo uma dos líderes do movimento, Feliciana Mota, da Associação de Policiais do Estado do Pará, cerca de 5 mil policiais estão a caminho de Brasília para apoiar as reivindicações, que devem continuar hoje e amanhã.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Reportagem - Cláudia Brasil
Edição - Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.