Segurança

Proposta aumenta prazo para que presos fiquem em presídios federais de segurança máxima

15/08/2013 - 12:29  

Dep. Otávio Leite (PSDB-RJ)
Leite argumenta que a medida é necessária para chefes de crime organizado.

A Câmara analisa proposta que estende de 720 para 1080 dias o prazo para que um preso possa permanecer em presídio penal federal de segurança máxima. A medida está prevista no Projeto de Lei 5436/13, do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ).

Pela Lei 11.671/08, um preso pode permanecer em presídio federal por 360 dias, prorrogáveis por igual período. A proposta permite mais uma prorrogação, de igual período, a pedido do juiz, sempre que houver possível “instabilidade no sistema prisional” em razão do retorno do preso.

Otávio Leite explicou que a medida é necessária para casos de chefes do crime organizado, por exemplo. O deputado reproduziu, na justificativa do projeto, matéria do jornal O Globo de abril deste ano, que cita os casos de chefes de facções criminosas que cumprem penas em presídios federais no Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná e Rondônia, e tentam voltar para prisões do Rio de Janeiro. O argumento dos advogados é que o prazo de 720 dias já está expirado.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5436/2013

Íntegra da proposta