Segurança

Inspetor do Contran defende aumento de penas para infrações de trânsito

19/03/2013 - 14:28  

O inspetor do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) Jerry Adriani Dias Rodrigues disse que é necessário aumentar as penas para as infrações no trânsito e também dar condições para que as punições sejam efetivamente feitas. “Não adianta somente fiscalizar”, disse o inspetor na comissão geral que vem debatendo desde esta manhã propostas de combate à violência e aos crimes de trânsito no Brasil. Ele defendeu a aprovação do Projeto de Lei 2872/08, que aumenta a multa para disputas de racha e ultrapassagens perigosas.

Uma das críticas de Rodrigues diz respeito à demora no processo de recolhimento de carteiras de motoristas. Muitos cometem infração e continuam dirigindo. “Hoje, para recolher a carteira de alguém no Brasil, temos seis instâncias”, reclamou.

Anteriormente, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também havia reclamado dessa lentidão. O governo estuda mandar ao Congresso um projeto de lei para simplificar o processo de perda da habilitação.

Os internautas também podem debater o tema em bate-papo no portal e-Democracia. É possível fazer comentários ou dar sugestões enquanto estiver ocorrendo o debate no Plenário. Os comentários serão divulgados pela TV Câmara, que transmite o debate ao vivo.

Continue acompanhando esta cobertura

Reportagem - Noeli Nobre
Edição - Mariana Monteiro

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.