Segurança

Comissão aprova proposta de Política Nacional de Defesa

12/12/2012 - 19:43  

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência aprovou nesta quarta-feira (12) o relatório do senador Jayme Campos (DEM-MT) sobre a proposta de Política Nacional de Defesa, da Estratégia Nacional de Defesa e do Livro Branco da Defesa Nacional (MSG 83/12), encaminhado pela Presidência da República. O texto será transformado em Projeto de Decreto Legislativo, e ainda terá de ser votado pelo Plenário do Senado.

Durante a leitura de seu parecer, Jayme Campos voltou a protestar contra o fato de o Congresso Nacional não ter sido chamado a contribuir para a elaboração desses documentos estratégicos para a segurança nacional. “O Legislativo possui corpo técnico qualificado para compor o grupo de trabalho que produziu os documentos e teria, não tenho dúvida, excelentes contribuições para o processo”, disse.

O senador também ressaltou a importância de fomentar no País uma “cultura da defesa nacional”. Em sua avaliação, as duas décadas de regime militar geraram uma certa negligência no tratamento da questão. “Essa época já é passada, e está na hora de a sociedade brasileira rediscutir o tema, sobretudo quando se desenvolvem diante de nós ameaças à segurança nacional, contra as quais o simples aparato de Defesa não pode fazer frente”, observou.

Livro Branco da Defesa Nacional
De acordo com a mensagem encaminhada pelo governo, a Política Nacional de Defesa (PND) é “o documento condicionante de mais alto nível do planejamento de defesa e tem por finalidade estabelecer objetivos e diretrizes para o preparo e o emprego da capacitação nacional, com o envolvimento dos setores militar e civil, em todas as esferas do Poder Nacional”.

A Estratégia Nacional de Defesa (END), por sua vez, ainda segundo a mensagem, estabelece como fazer o que se determinou na Política. Já o chamado Livro Branco da Defesa Nacional (LBDN) é um documento de caráter público, por meio do qual “se permitirá o acesso à informação sobre o setor de Defesa do País”.

Ao seguir a prática incentivada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Livro Branco apresenta o “contexto do atual ambiente estratégico internacional, descrevendo o instrumento militar existente, seu relacionamento com sociedade, futuras projeções para adequação e modernização dos meios militares e estreita ligação com a indústria de defesa”. O governo assinala ainda que o documento criará “novas oportunidades para o debate sobre Defesa Nacional”.

Ainda segundo a mensagem do governo, a partir de 2012, tais documentos serão encaminhados ao Congresso Nacional a cada quatro anos, com suas respectivas atualizações.

Da Redação - RCA
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.