Segurança

Comissão de Segurança Pública fiscalizará programa antiterrorismo do País

14/11/2012 - 18:47  

Arquivo/ Gustavo Lima
Delegado Protógenes
 Delegado Protógenes sugeriu que o TCU fiscalize e realize auditoria do Programa Antiterrorismo.

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado vai fiscalizar o Programa Antiterrorismo no Brasil. Proposta de Fiscalização e Controle (PFC 25/11), da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), foi aprovada pela comissão no último dia 7.

Citando reportagem da revista Veja, a autora alertou para atividades de pessoas ligadas a grupos nacionalistas árabes no Brasil e apontou a necessidade de adoção de uma lei antiterrorismo no País. Também com base na reportagem, a deputada afirmou que há perseguição indiscriminada de seguidores da religião muçulmana no País.

O relator, deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP), apresentou parecer pela implementação da proposta. Segundo ele, o programa antiterrorismo sofreu considerável descaracterização em mais de dez anos de existência.

Protógenes ressalta que as reportagens da revista apontam para suposta ação internacional orquestrada com o intuito de criminalizar comunidades árabes e não apenas combater atividades terroristas. “Há indícios que apontam para a existência de programa internacional de investimento de recursos destinados a financiar a grande mídia para desqualificar e criminalizar o público árabe e muçulmano na América Latina”, alertou.

Execução
O relator sugeriu que o Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalize e realize auditoria na organização e funcionamento do Programa Antiterrorismo da Polícia Federal. Serão ainda realizadas reuniões de trabalho com a Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para o esclarecimento sobre o impacto das ações e seus resultados.

O deputado propõe ainda que seja elaborado um relatório final que se manifeste sobre a legalidade e avaliação política, administrativa, social e econômica dos atos fiscalizados.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PFC 25/2011

Íntegra da proposta