Segurança

Segurança vai apresentar em audiência gibi sobre armas

24/10/2011 - 20:26  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado vai realizar audiência pública para apresentar o gibi desenvolvido pela Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (Aniam).

A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, foi dos deputados Fernando Francischini (PSDB-PR) e Delegado Protógenes (PCdoB-SP). De acordo com os deputados, a Aniam desenvolveu o gibi educativo, intitulado “Revistinha da Turma Legal”, com o objetivo de evitar acidentes com armas de fogo, ensinar crianças e conscientizar os proprietários sobre a sua responsabilidade pelo uso de armas.

O Delegado Protógenes conta que a revista em quadrinhos foi elaborada pelo cartunista Ridaut, o mesmo criador do personagem Senninha. Ele afirma que o gibi também ensina que, sem a supervisão de um adulto, as crianças não devem mexer em objetos e produtos que podem se tornar perigosos, como por exemplo, facas, remédios e produtos de limpeza.

A publicação traz ainda 10 dicas destinadas aos pais, sobre os cuidados necessários para guardar com segurança armas e munições. “Esse é um problema gravíssimo que dá muita repercussão: quando uma criança ou adolescente, indevidamente e sem conhecimento, acaba acessando uma arma de fogo em sua residência e cometendo um homicídio, independentemente de essa arma ser lícita ou não, o que afeta sobremaneira a sociedade” disse Protógenes.

Francischini acrescentou que o Gibi é uma campanha de informação da Aniam destinada a jovens e seus familiares, que “pode contribuir para que uma criança, quando acessar uma arma, não cometa um ato capaz de matar um irmão, um vizinho ou alguém da própria família”, afirmou.

Convidados
Serão convidados para o debate: o vice-presidente da Aniam, Salésio Nuhs; o presidente do Movimento Viva Brasil, Professor Bené Barbosa; e o criador dos personagens do Gibi, Ridaut Dias Junior.

Da Redação/ RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.