Segurança

Projeto exige identificação de remetentes de encomendas

14/05/2010 - 13:03  

Elton Bonfim
Goetten diz que a identificação evitaria o envio de drogas.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6985/10, do deputado Nelson Goetten (PR-SC), que obriga os Correios a identificar os remetentes de encomendas. A regra vale também para qualquer outra empresa que explore os serviços postal e de encomendas.

O objetivo é inibir o uso dos serviços postais no tráfico de drogas, armas, medicamentos e outros produtos, permitindo que as autoridades policiais rastreiem quem os enviou.

A proposta altera a Lei dos Serviços Postais (6.538/78) para determinar que a transportadora registre o número do documento de identidade do remetente no protocolo de envio das encomendas, inclusive as pequenas. A proposta permite apenas o envio anônimo de documentos e impressos.

Nelson Goetten observa que o uso de serviços postais para envio de itens proibidos foi potencializado pela internet. "A rede propicia aos usuários uma certa cobertura quanto às suas verdadeiras identidades", diz ele.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Carol Siqueira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6985/2010

Íntegra da proposta