Segurança

PEC prevê autonomia funcional e administrativa para Polícia Federal

17/12/2009 - 12:16  

Edson Santos
Silveira: PF é uma instituição do Estado, não de governo.

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 412/09, do deputado Alexandre Silveira (PPS-MG), que prevê a edição de uma lei complementar para organizar a Polícia Federal. Essa lei, conforme a proposta, vai garantir a autonomia funcional e administrativa da PF, além do poder de elaborar sua própria proposta orçamentária, a ser votada pelo Congresso.

O deputado explica que o projeto não propõe uma PF independente e que a instituição continuará submetida ao Ministério da Justiça, aos órgãos de controle da União, do Ministério Público e do Judiciário. "Não se pode confundir autonomia gerencial com independência funcional absoluta", pondera.

Segundo ele, a autonomia “prevenirá os problemas decorrentes de uma polícia submetida às intempéries do poder e do capricho dos governantes no combate à criminalidade organizada, à corrupção e à impunidade".

Silveira afirma também que a instituição sofre, atualmente, com o contingenciamento de recursos orçamentários, o que prejudica o cumprimento de todas as suas responsabilidades.

Outro problema decorrente da falta de autonomia, na opinião do deputado, é a apropriação de funções da PF por outros órgãos federais e estaduais "em absoluto desrespeito à Constituição".

Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.