Segurança

Dispositivo de rastreamento em armas pode ser obrigatório

22/02/2008 - 10:19  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2371/07, que obriga a instalação de dispositivo de identificação e rastreamento nas armas de uso exclusivo das Forças Armadas que estejam sob a guarda de pessoas físicas ou jurídicas. A proposta, apresentada pelo deputado Ratinho Junior (PSC-PR), estabelece que o dispositivo deve ser colocado em local de difícil remoção.

Ratinho Junior explica que a proposta tem objetivo preventivo, pois, segundo ele, é grande o número de armas furtadas ou roubadas em quartéis, que acabam sendo empregadas em crimes. "Com essa identificação, mesmo se houver desvio, aumentará bastante a possibilidade da localização e recuperação das armas", pondera.

O deputado ressalta que, com os avanços dos sistemas de informação, a colocação de dispositivo de rastreamento em armas torna-se uma medida simples e de baixo custo.

Megaoperações
Para exemplificar os gastos na recuperação dessas armas, o parlamentar cita o caso ocorrido no Rio de Janeiro em 2006, quando 11 armas do Exército foram levadas e só recuperadas quase duas semanas depois. Na época, lembra o deputado, foram necessárias "megaoperações" que consumiram muitos recursos públicos. "Para mensurar a magnitude dos trabalhos, enquanto as armas estavam desaparecidas, os militares ocuparam 11 morros ou favelas do Rio e houve vários confrontos com bandidos que resultaram em muitos feridos, inclusive crianças inocentes", relata.

Ratinho Junior acrescenta ser comum, no noticiário, a veiculação de fatos que comprovam a necessidade de se monitorar a localização e o uso de armas oficiais. "Há situações em que o próprio militar, ao desviar-se de suas missões, utiliza indevidamente as armas para praticar crimes", ressalta o deputado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Armas de policiais e bombeiros podem ser controladas
CPI do Tráfico de Armas aprova relatório final

Reportagem - Adriana Resende/RT
Colaboração - Soraya Utsumi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2371/2007

Íntegra da proposta