Segurança

CCJ admite PEC que reduz jornada de agente penitenciário

06/09/2007 - 15:22  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, na quarta-feira (5), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 497/06, que fixa em 6 horas diárias (e 36 horas semanais) a carga de trabalho dos agentes penitenciários. Atualmente, a categoria cumpre 44 horas semanais. O autor da PEC, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), afirma que essa redução poderá amenizar as situações de estresse e de violência enfrentadas atualmente pelos agentes.

O relator da matéria na comissão, deputado Maurício Rands (PT-PE), que apresentou parecer pela admissibilidade, destacou que a PEC atende aos princípios constitucionais. Além disso, o relator concordou com o argumento do autor de que as categorias funcionais lotadas em penitenciárias "fazem jus a tratamento diferenciado em relação ao regime do trabalhador que não se sujeita a condições tão dramáticas".

Condições de trabalho
Para o autor, os agentes penitenciários devem ser tratados de forma distinta em razão de suas condições de trabalho. "É raro que se passem dois meses sem que se tenha notícia de rebeliões em estabelecimentos prisionais que acarretam, na maior parte dos casos, ferimentos graves ou óbitos de agentes prisionais", afirma Pellegrino.

O parlamentar argumenta que a atividade de agente penitenciário pode provocar uma série de enfermidades nos profissionais, entre elas a Síndrome de Burn Out, que provoca comportamento agressivo, baixa estima e dificuldade no convívio social. A síndrome tem sido apontada por especialistas em psicologia social como resultado de situações de elevado grau de estresse no ambiente de trabalho.

Tramitação
Com a aprovação da admissibilidade, será constituída comissão especial para avaliar o mérito. Antes de ir para o Senado, a PEC terá que ser votada pelo Plenário da Câmara em dois turnos.

Conheça a tramitação de PECs

Notícias anteriores:
Secretário diz que PEC não melhora situação dos presídios
Relator defende poder de polícia para agente penitenciário
Projeto aumenta pena para assassino de policial

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 497/2006

Íntegra da proposta