Saúde

Arrecadação com multas de trânsito pode beneficiar vítimas

17/11/2006 - 09:01  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7504/06, do deputado Colombo (PT-PR), que destina 30% da arrecadação com multas de trânsito para o tratamento de vítimas de acidentes rodoviários. O dinheiro será dividido entre os hospitais habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o número de vítimas atendidas.
A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97), pelo qual a arrecadação com multas deve ser utilizada exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
Colombo diz que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2020 os acidentes de trânsito serão a terceira maior causa mundial de mortes. Em 2003, segundo o deputado, mais de 33 mil pessoas morreram em acidentes rodoviários, e o gasto com o tratamento de feridos ultrapassou R$ 5 bilhões. Nesse contexto, diz, "fica claro que o atendimento a vítimas de trânsito consome grande parte dos recursos recebidos por hospitais públicos e, por isso, qualquer adicional será bem-vindo".

Tramitação
A proposta foi apensada ao Projeto de Lei 3052/04, que destina parte da arrecadação com multas de trânsito para o SUS. As propostas tramitam em caráter conclusivo e serão analisadas pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e Cidadania.

Notícias relacionadas:
Educação para o trânsito pode virar disciplina escolar
Conselho de Trânsito poderá ter representante do Procon
Projeto obriga suspensão de multa com recurso não julgado
Obrigação de curso de direção defensiva pode acabar
Proposta obriga presença de monitor em ônibus escolar
Projeto fixa percentual para gasto do dinheiro de multas

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7504/2006

Íntegra da proposta