Saúde

Câmara homenageia técnicos e auxiliares de enfermagem em sessão solene

04/06/2019 - 17:15  

A Câmara realizou, nesta terça-feira (4), homenagem pelo Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, que foi celebrado no último dia 20. Em discurso para ser lido em Plenário, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, destacou que o Brasil tem cerca de dois milhões de profissionais de enfermagem e que 25% são técnicos ou auxiliares. Maia salientou que são eles que ajudam no cuidado dos pacientes e na preservação da saúde nos serviços públicos e privados.

“Com o aumento da expectativa de vida e consequente incremento da população idosa, os serviços serão mais demandados, reforçando o respeito e admiração por esses profissionais”, frisou.

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem
Importância do trabalho da categoria foi ressaltada por deputados, que lembraram o aumento da demanda por serviços de saúde

O deputado Zé Neto (PT-BA) disse que é preciso cuidar melhor da saúde do povo brasileiro e que a valorização dos profissionais é o “primeiro passo”. Ele afirmou que as organizações dos trabalhadores, das categorias e as representações coletivas estão enfrentando um momento difícil.

“Sindicatos enfraquecidos, conselhos enfraquecidos e, agora, até mesmo Sistema S, todos estão sofrendo um ataque por este governo”, destacou.

O representante da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Adriano Araújo da Silva, mencionou a existência de alguns projetos em andamento na Câmara. Segundo ele, são iniciativas essenciais para a continuidade da prestação de serviço dos técnicos e auxiliares, “porque hoje a gente trabalha em locais insalubres e em condições inadequadas”, – como, por exemplo, o projeto que fixa a jornada de trabalho em 30 horas semanais (PL 2295/00) e o que estabelece o piso salarial da categoria (PL 459/15).

No mesmo sentido, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA), autor do pedido da realização da homenagem, destacou a função “indispensável para toda a sociedade” dos técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros e parteiras. O parlamentar afirmou que apoia o pedido de regulamentação e redução do horário de trabalho da categoria e salientou que apresentou o projeto de lei 6091/16 na expectativa de agilizar a decisão sobre a jornada de trabalho.

“A OIT elaborou vários estudos recomendando a adoção da jornada de 30 horas para garantir tanto o bom atendimento aos pacientes quanto a qualidade de vida dos profissionais de saúde em todo o mundo”, finalizou.

Reportagem - Karina Berardo
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2295/2000

Íntegra da proposta