Saúde

Proposta garante atendimento a mulheres com artrite e artrose

27/12/2018 - 12:07  

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Carlos Henrique Gaguim (PODE - TO)
Deputado Carlos Henrique Gaguim: projeto pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das mulheres acima dos 45 anos 

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 11014/18, que determina que todas as mulheres a partir dos 45 anos de idade portadoras de artrite e artrose tenham atendimento e acompanhamento regular na rede pública de saúde. O projeto foi apresentado pelo deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO).

A artrose caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem que reveste as articulações do corpo humano. Faz parte do envelhecimento, como as rugas. Já a artrite envolve a inflamação dessas articulações e geralmente é acompanhada por dor, calor e vermelhidão. Mulheres são mais acometidas pela artrose, na proximidade da menopausa, e também pela artrite.

“Os cuidados com as mulheres afetadas devem ser permanentes, porque a frequência da artrose aumenta de modo significativo com a idade”, afirma Gaguim. “Embora não haja cura, a definição para cada doente de um protocolo terapêutico permite aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida”, disse.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 11014/2018

Íntegra da proposta