26/12/2018 - 11h24

Projeto dá publicidade aos direitos dos pacientes na rede hospitalar

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Sessão extraordinária para discussão de diversos projetos. Dep. Carlos Henrique Gaguim (DEM - TO)
Para Carlos Henrique Gaguim o descomnhecimento sobre os direitos pacientes é uma das principais razões para a omissão de socorro

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados obriga as unidades de saúde públicas e privadas a afixarem cartazes de orientação e alerta à população a respeito da omissão de socorro, em locais de fácil visualização pelos pacientes.

Pelo texto, os cartazes deverão trazer informações de esclarecimento quanto ao direito de acesso aos serviços de saúde; às prioridades de atendimento conforme a gravidade do caso; aos deveres e responsabilidades dos serviços; aos órgãos envolvidos com a apuração da omissão de socorro; e às situações que podem configurar tal omissão de socorro, como a recusa de atendimento.

Direitos e deveres
O autor da proposta (PL 11015/18), deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO), acredita que o desconhecimento dos pacientes sobre seus direitos e dos profissionais de saúde sobre seus deveres configura uma das principais razões para a omissão de socorro.

“Os direitos, deveres, responsabilidades e atribuições precisam ficar bem claros, tanto para os pacientes quanto para os funcionários das instituições de saúde. A publicidade é um princípio constitucional importante na garantia e na proteção desses direitos”, afirma Gaguim.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'