Saúde

Unidades que atendem pelo SUS poderão ter conselho com participação da comunidade

23/11/2018 - 09:35  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos. Dep. Renata Abreu (PODE - SP)
Renata Abreu: levar a experiência de alguns municípios para todo o país

Hospitais, clínicas e outras unidades de saúde públicos e privados que atendem pelo Sistema Único de Saúde deverão ter um conselho gestor, no qual será garantida a participação da comunidade. É o que determina o Projeto de Lei 6234/16, em tramitação na Câmara dos Deputados.

A proposta é de autoria da deputada Renata Abreu (Pode-SP) e altera a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90). O texto estabelece também que regulamento definirá os critérios para funcionamento dos conselhos e quais unidades de saúde não serão obrigadas a criá-los.

Abreu afirma que o projeto visa levar para todo o País uma experiência já existente em diversos municípios brasileiros. “Nesses conselhos ocorre discussão sobre o atendimento, bem como o planejamento e a avaliação da qualidade da prestação de serviços”, explica a deputada. “Com isso, o cidadão consegue apresentar problemas específicos da unidade de saúde em que recebeu o atendimento, de forma direta, pontual e eficiente.”

Ela lembra ainda que uma das diretrizes do sistema público de saúde é a participação da comunidade (art. 7º, VIII da Lei Orgânica da Saúde).

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6234/2016

Íntegra da proposta