Saúde

Comissão inclui vacina contra dengue em calendário de imunizações

23/11/2018 - 10:46  

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a situação do paciente de alto risco cardiovascular tendo como foco o colesterol, por ser um dos mais graves fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Dep. Alexandre Serfiotis (PMDB - RJ)
Serfiotis é favorável à inclusão da vacina quando as pesquisas tiverem terminado

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou o Projeto de Lei 4320/16, do deputado Luciano Ducci (PSB-PR), que determina que a vacina contra dengue faça parte do calendário de vacinações do Programa Nacional de Imunizações.

O texto prevê que inicialmente deverá ser dada prioridade para as regiões de maior risco epidemiológico.

O parecer do relator, deputado Alexandre Serfiotis (PSD-RJ), foi favorável à proposta, com emendas.

O texto original previa que a lei entraria em vigor 180 dias após a sua publicação. Mas o relator ressalta que as pesquisas para viabilizar a vacina pelo Instituto Butantã não foram concluídas. “Além disso, a vacina ‘Dengvaxia’ ainda passa por novas análises, encontrando-se sob recomendação da Organização Mundial de Saúde para uso limitado, e com restrições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).”

Assim, a emenda proposta por Serfiotis prevê que o Poder Executivo regulamentará a aplicação da lei a partir da disponibilidade da vacina devidamente registrada e autorizada pela Anvisa.

A proposta acrescenta a medida à Lei 6.259/75, que trata do Programa Nacional de Imunizações.

Tramitação
A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta