Saúde

Esclerose múltipla é tema de audiência na Comissão de Seguridade nesta tarde

13/08/2018 - 08:15  

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realiza nesta tarde audiência pública para debater a inovação nos tratamentos da esclerose múltipla. Estima-se que 35 mil brasileiros tenham esclerose múltipla, a doença autoimune que mais acomete jovens adultos no mundo inteiro. O debate atende requerimento do deputado Alan Rick (DEM-AC).

Em sua justificativa o parlamentar lembra que a fase inicial da doença é sutil, com sintomas transitórios de pouca duração. Isso faz com que muitos pacientes não percebam alterações e não procurem ajuda médica de início. Seus principais sintomas são a fadiga, perda de força de um ou mais membros, dormência e formigamento dos pés e problemas na visão.

Além de um representante do Ministério da Saúde, foram convidados para o debate:
- o presidente da Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), Gustavo San Martin; 
- a presidente do Movimento dos Portadores de Esclerose Múltipla (Mopem) e Conselheira Nacional de Saúde, Cleuza Miguel;
- o médico neurologista da Academia Brasileira de Neurologia Denis Buchetti; 
- o superintendente de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e coordenador do Departamento Científico de Neuroimunologia da Academia Brasileira de Neurologia, Douglas Sato. 

Hora e local
A audiência pública será realizada no plenário 7, às 16h30.

Assista ao vivo.

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.