Saúde

Sites que falam sobre doenças deverão advertir sobre necessidade de consulta profissional

12/01/2018 - 19:56  

Colunas, artigos ou matérias de internet que divulgarem informações sobre características, diagnóstico ou tratamento de enfermidades deverá trazer advertência avisando tratar-se de informação de caráter geral, devendo o profissional competente ser consultado para adequada avaliação clínica.

Sérgio Francês/Lid. PSB
Veneziano Vital do Rêgo
Deputado acredita que a proposta pode diminuir a automedicação

A determinação consta no Projeto de Lei 9196/17, do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), em tramitação na Câmara dos Deputados. Ainda segundo o projeto, o desrespeito à obrigação levará à suspensão da publicação do texto até que seja efetuada a correção.

Segundo o deputado, a proposta é voltada para sites, inclusive pessoais, que divulgam informações sobre problemas de saúde. Os relatos acabam influenciando pessoas interessadas em tratamentos médicos e estimulando a automedicação. “É o chamado Doutor Google”, disse Vital do Rêgo.

Para ele, é preciso que os sites contenham uma advertência sobre a necessidade de se procurar opiniões profissionais, reduzindo a automedicação e os problemas decorrentes dela.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 9196/2017

Íntegra da proposta