Saúde

Proposta assegura a paciente com câncer direito a informações sobre direitos sociais

08/09/2017 - 15:40  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 8015/17, do deputado Rômulo Gouveia, que assegura ao paciente com câncer o direito a ser informado a respeito de todos os direitos sociais assegurados aos portadores da doença. A proposta aperfeiçoa a Lei 12.732/12, que já prevê a garantia de tratamento integral e gratuito do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Solenidade de Entrega do Prêmio Brasil Mais Inclusão . Dep. Rômulo Gouveia ( PSD - PB)
Deputado argumenta que, muitas vezes, o paciente e seus familiares desconhecem direitos como, por exemplo, isenção de IR

O autor argumentou que a legislação brasileira assegura ao portador de câncer diversos direitos que, muitas vezes, ele e sua família desconhecem. “Podemos mencionar isenções como a de Imposto de Renda, a possibilidade de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS/PASEP e o recebimento de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e outros, inclusive de natureza municipal”, disse Gouveia.

Ele informou que o Instituto Nacional de Câncer (Inca) apresenta em seu site orientações sobre esses direitos, que podem ser transmitidas aos pacientes e aos seus familiares com bastante facilidade.

“É essencial possibilitar aos doentes o usufruto de todos os direitos previstos na legislação. Trata-se de medida simples e de incontáveis benefícios”, acrescentou Rômulo Gouveia.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reportagem – João Pitella Junior
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8015/2017

Íntegra da proposta