Saúde

Seguridade debaterá prevenção do câncer de cabeça e pescoço

11/07/2018 - 09:04  

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realiza hoje uma audiência pública para debater sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço no País. Tumor de cabeça e pescoço é a denominação genérica de tumores que se originam de várias regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, seios paranasais.

“É um problema de saúde pública em todo mundo, com cerca de 500 mil novos casos diagnosticados a cada ano. No Brasil, a estimativa é de 40 mil casos de câncer de cabeça e pescoço a cada ano, sobretudo na boca, esôfago cervical, laringe e glândula tireoide”, ressalta a deputada Flávia Morais (PDT-GO), que pediu o debate.

De acordo com a deputada, o câncer de boca chega a ser o quarto tipo de tumor mais frequente em algumas regiões do País, ocorrendo três vezes mais em homens do que em mulheres. Entre os fatores de risco mais conhecidos estão o tabaco e o consumo excessivo de álcool, e o risco aumenta quando se bebe e fuma simultaneamente.

A grande preocupação de Flávia Morais é que a maioria dos casos é diagnosticada já em fase avançada da doença (60% dos casos), o que impacta negativamente na sobrevida do paciente. “Para mudar este quadro, precisamos discutir os desafios para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de cabeça e de pescoço no Brasil”, defende.

Julho verde
Com o objetivo de alertar a população sobre os desafios para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença, foi criada a campanha Julho Verde. A ação busca mobilizar a população para que tenha consciência sobre os principais fatores de risco, saiba como ter acesso ao diagnóstico e conhecer as possibilidades de tratamento. A Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço (IFHNOS, na sigla em inglês) estabeleceu o dia 27 de julho como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço.

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares:
- a representante da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) Melissa do Amaral Ribeiro de Medeiros;
- o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Luiz Eduardo Barbalho de Melo;
- a representante da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica Aline Lauda;
- a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz; e
- representante do Ministério da Saúde.

Participação popular
A audiência ocorrerá às 14 horas, no plenário 7. Os interessados poderão participar enviando perguntas aos deputados.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.