Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

05/07/2018 - 20h56

Iluminação verde no Congresso Nacional alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Pierre Triboli/Câmara dos Deputados
Congresso Nacional iluminado de verde em alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço
Palácio do Congresso Nacional, que sedia o Senado e a Câmara dos Deputados, está iluminado de verde até domingo

Até o próximo domingo (8), o Congresso Nacional recebe iluminação verde para lembrar o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado em 27 de julho. A iniciativa faz parte da campanha nacional Julho Verde, que busca chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

A iluminação especial foi proposta pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil). A entidade alerta para o registro de cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço a cada ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer. Os principais fatores de risco são o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV.

Os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no princípio da doença. Com o seu desenvolvimento, alguns sinais e sintomas podem aparecer, como manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir. O diagnóstico das lesões iniciais é fundamental para garantir que os índices de cura se aproximem de 100%.

Em 2018, o tema escolhido para o Julho Verde é “Toda voz merece ser ouvida”, já que, em muitos casos, o tratamento compromete a fala do paciente.

Da Redação
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Soemes Barbosa | 11/07/2018 - 10h40
Iluminar de verde é fácil e faz parecer que há preocupação com a saúde do cidadão. Quero ver viabilizar o efetivo atendimento às pessoas nos hospitais públicos, exatamente pra prevenir tais doenças, como lhes é de direito e de obrigação do Estado.
Gustavo Mazioli | 07/07/2018 - 10h00
Quanta ironia! Colocar luz verde para alertar sobre câncer e aprovar venenos para o prato dos brasileiros que causam câncer!
maria de fatima bastos | 05/07/2018 - 22h33
Campanhas,propagandas,luzes coloridas, não salvam pessoas e sim aparelhamento dos hospitais e postos. Médicos especialistas, UTIs,CTIs,salas de cirurgias,etc. Isso salva!