Saúde

Seminário internacional debate educação e saúde na terceira idade

04/07/2018 - 08:14  

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realiza, nesta quarta e quinta-feiras (5), o primeiro Seminário Internacional sobre Educação e Saúde na Terceira Idade. Os temas em debate serão variados: além de saúde e educação, assistência social, serviços, mercado de trabalho, entre outros.

Uma mesa-redonda, por exemplo, vai debater a educação permanente e as universidades da Terceira Idade espalhadas pelo País. Para a deputada Leandre (PV-PR) a educação ao longo de toda a vida deve ser estimulada, porque as vantagens para os idosos já são comprovadas.

“O quanto de benefício traz para as pessoas a manutenção delas dentro de um ambiente escolar, acadêmico, retardando processos inclusive de doenças como o Alzheimer, demências”, afirma.

No balanço sobre os 15 anos do Estatuto do Idoso, os debatedores vão contabilizar os avanços e o que ainda está por ser feito, e avaliar a necessidade de adequação da lei à mudança do perfil demográfico do País - já são 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

A irmã Terezinha Tortelli, da Pastoral do Idoso, aponta falhas na implantação de vários artigos e diz que a nova configuração populacional torna urgente a busca de alternativas de serviços para as pessoas idosas, principalmente aquelas que têm a saúde mais comprometida. Mesmo assim, ela celebra a legislação que beneficia os maiores de 60 anos.

"O Estatuto é uma garantia de que existem direitos já consagrados e as pessoas idosas podem acessá-los. Então o que vemos é que gradativamente as pessoas vão tomando conhecimento dessa lei que os protege."

O seminário será realizado auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

Confira a programação da quarta e da quinta-feira.

Assista ao vivo. Os debates desta quarta, que começam às 14 horas.

Reportagem – Cláudio Ferreira
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.