Saúde

Câmara homenageia Dia Mundial Sem Tabaco

Homenagem foi feita em sessão solene realizada na Câmara dos Deputados

30/05/2018 - 18:47  

Em homenagem ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, a Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (30), sessão solene requerida pelo deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).

Segundo o Molon, "o uso do tabaco implica em enorme gasto pelo governo com tratamentos médicos que, muitas vezes, custam mais do que o valor arrecadado com os tributos incidentes sobre o setor."

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Mundial sem Tabaco . Dep. Alessandro Molon (PSB/ RJ).
Deputado Alessandro Molon

Molon apresentou o Projeto de Lei Complementar nº 4/15 visando a incidência da Cide, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, sobre a produção ou importação de tabaco e derivados para custear ações de tratamento relacionadas às doenças causadas pelo tabagismo.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) acredita que é preciso uma política de prevenção ou combate ao tabaco. Ela defende, também, uma legislação com objetivo de promover a educação sobre o assunto, com campanhas para públicos específicos. “Nós vemos um alto nível de utilização do tabaco em entidades de longa permanência, como os encarcerados e os que se encontram em asilos. Mas principalmente precisamos ter direcionamento para os adolescentes,” afirma.

Data comemorativa
No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de chamar a atenção para a epidemia do tabaco e para as mortes que provoca.

Durante a campanha realizada todos os anos, o público é informado sobre os perigos do uso do tabaco, as estratégias da indústria e as ações da OMS para o controle do tabagismo. A campanha também visa informar as pessoas sobre o que podem fazer para ter uma vida saudável e proteger as crianças, adolescentes e jovens das consequências devastadoras do tabagismo.

O tema escolhido este ano foi “Tabaco e doença cardíaca” com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a ligação entre tabaco e doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Confira aqui a integra da sessão solene

Reportagem – Márcia Torres
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 4/2015

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre