Saúde

Seguridade aprova prioridade para gestantes receberem proteção contra epidemias no SUS

17/05/2018 - 11:40  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos. Dep. Laura Carneiro (S.PART. - RJ)
Laura Carneiro: É evidente a necessidade de priorizar as gestantes e lactantes em períodos de surtos de doenças

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou proposta que assegura prioridade para gestantes e lactantes receberem, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), insumos de qualquer natureza para a proteção contra epidemias ou agravos inusitados. A medida é inserida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90).

O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Laura Carneiro (DEM-RJ), ao Projeto de Lei 5461/16, do Senado, e ao PL 4587/16, apensado. O projeto original, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), torna obrigatória a distribuição às gestantes, de graça, de repelente com eficácia comprovada contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, além de dengue, chikungunya e febre amarela.

“Acreditamos que o teor da lei deve ser mais amplo e, em vez de particularizar uma situação especial, proteger as gestantes de maneira abrangente”, disse a relatora. “Ao se mencionar explicitamente repelentes e Aedes aegypti, toda uma gama de meios de proteção para outros surtos que surgirem no futuro necessitarão de uma nova lei para serem garantidas”, completou.

Tramitação
O projeto original já foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Agora a matéria será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta