Saúde

Em sessão solene, deputados defendem medidas para combater a tuberculose

26/03/2018 - 18:23  

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (26) em comemoração ao Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março, a deputada Erika Kokay (PT-DF) defendeu a criação de um comitê intersetorial para combater a doença. Esse grupo seria composto por representantes do Poder Legislativo, dos municípios, dos estados, do Ministério da Saúde e da sociedade civil.

Michel Jesus/ Câmara dos deputados
Sessão Solene em Alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose . Dep. Erika Kokay ( PT-DF)
Erika Kokay: Brasil registrou 70 mil novos casos da doença em 2017

“Temos de trabalhar na inovação nas terapias medicamentosas e na identificação dos segmentos mais vulneráveis da população”, afirmou a parlamentar, que solicitou a sessão.

Citando dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), Kokay informou que, em 2017, foram notificados no Brasil quase 70 mil novos casos de tuberculose.

Mortalidade
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ressaltou a importância de chamar a atenção para a gravidade da doença infecciosa que mais mata no mundo na atualidade. “A Câmara vem somar-se ao esforço internacional de erradicação dessa terrível enfermidade”, destacou.

Transmitida pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (ou bacilo de Koch), a tuberculose afeta principalmente os pulmões. Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da doença.

No mundo, mais de um milhão de pessoas morrem anualmente em decorrência da tuberculose, conforme a OMS.

Confira aqui a íntegra da sessão solene

Reportagem – Márcia Torres
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre