Saúde

Comissão aprova um dia de folga por ano para servidoras fazerem exame preventivo de câncer ginecológico

24/11/2017 - 13:20  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Seminário Desafios para a Reindustrialização Nacional . Dep.	Flávia Morais(PDT - GO)
Morais: Investir na prevenção de doenças promove economia para os cofres públicos com tratamento de doenças

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou o Projeto de Lei 654/11, do deputado Ricardo Izar (PP-SP), que prevê um dia de folga por ano para as servidoras públicas federais realizarem exame preventivo de câncer ginecológico.

A proposta também prevê que o ingresso da mulher no serviço público federal seja precedido do exame preventivo.

O parecer da relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), foi favorável à proposta. “Apesar das advertências de importantes organizações médicas, diversas mulheres deixam de fazer um exame ginecológico anual, o que acaba ocasionando a morte de milhares de mulheres todos os anos, pois muitas delas acreditam que somente necessitam ir ao médico quando há sintomas de doenças”, disse.

A parlamentar ressalta que muitas vezes os problemas são encontrados justamente por meio da realização desse exame anual preventivo.

Ela cita ainda dados do Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicada pelo Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), segundo os quais o número de mortes relacionadas ao câncer do colo uterino aumentou em 28,6% nos últimos dez anos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta