Saúde

Em solenidade pelo Dia do Dentista, deputados cobram acesso da população ao tratamento odontológico

30/10/2017 - 17:39  

Raphael Milagres/Câmara dos Deputados
Sessão de homenagem ao Dia do Dentista
Sessão solene no Plenário da Câmara comemorou o Dia do Dentista

O Dia do Dentista, comemorado em 25 de outubro, foi homenageado em sessão solene realizada pela Câmara dos Deputados na sexta-feira (27). O deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), autor do requerimento para o evento, ressaltou a importância da data e afirmou a necessidade de uma melhoria na rede pública do País.

“Temos uma população de 24 milhões de brasileiros que jamais entraram em um consultório odontológico, sendo que apenas 15% dos brasileiros cuidam da saúde bucal regularmente. Mesmo com todos os avanços, ainda não conseguimos tratar a boca das pessoas mais carentes, e por isso que precisamos investir em uma infraestrutura adequada”, afirmou.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), a capital federal precisa de mais profissionais da área. “Quando falamos sobre dentistas, não lembramos apenas da estética e do sorriso largo. É uma profissão que liberta a vergonha que as pessoas sentem em sorrir e faz com que todos possam estampar a sua alegria no rosto. A higiene bucal é fundamental para a saúde. E para isso, são necessários mais profissionais da odontologia. Há um número insuficiente para atender a população”, acrescentou.

Conquistas
A Coordenadora Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Lívia Maria Almeida, reconheceu que o caminho ainda é longo, mas afirmou que a conquista é diária. “Sei que ainda temos muito a percorrer, mas temos orgulho da nossa profissão. Precisamos de ajuda e por isso continuamos trabalhando dia após dia. Posso afirmar que a nossa saúde bucal vem crescendo, mas é claro que precisa de evolução”, destacou.

Samir Najjar, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal, pediu a valorização dos cirurgiões-dentistas. “Devemos reconhecer o trabalho desses profissionais que cumprem o papel muito bem feito. Os nossos dentistas são reconhecidos internacionalmente pela excelência na profissão, técnicas e procedimentos de alta eficácia. Necessitamos avançar muito mais para mudar esse cenário, e para isso é fundamental o compromisso do Estado”, disse.

Reportagem - Carolina Rabelo
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre